A minha aventura pelo mundo empresarial
finalmente começou! E que começo! Tive a oportunidade incrível de ir visitar o
showroom da Life Emotions e de dialogar com uma profissional desta empresa,a Inês
Cabanas, e com o seu CEO, o Joel Reis! Desde já deixo aqui o meu agradecimento,tanto
pela simpatia e disponibilidade que ambos tiveram para comigo ao longo de toda
a visita, bem como pela vontade que demonstraram ter em mostrar-me a
instituição onde ambos exercem o seu ofício! Um muito obrigado aos dois!
A Life Emotions, de uma forma breve e concisa,
é uma empresa especializada na conceção e desenvolvimento de soluções únicas e
personalizadas para a casa de cada um dos seus clientes.
O seu negócio divide-se em 4 grandes áreas:
Enjoy, Green,Safety e Control.
No domínio do entretenimento esta empresa
proporciona aos seus consumidores o usufruto de uma experiência completa de
cinema (com qualidade e realismo superiores aos que encontraria nas melhores
salas cinematográficas) no conforto do seu lar. Para além disso, os clientes
têm a oportunidade de deter o controlo de diversos dispositivos através de um
único toque numa interface desenvolvida pela empresa,denominada
“Birdie”,resolvendo assim um problema comum que nos toca a todos(quem nunca se
indagou onde teria deixado determinado comando?) .A área Green foca-se
principalmente na monitorização do consumo de energia e de água de cada cliente,
permitindo ao próprio a adoção de soluções que se revelem mais eficazes a nível monetário. No âmbito da segurança os consumidores podem,a partir de
qualquer parte do mundo, continuar a vigiar toda e qualquer atividade que
ocorra na sua moradia através de câmaras de vigilância e câmaras térmicas(um exemplo
entre vários outros serviços oferecidos pela Life Emotions neste domínio) .Quem
adquirir a categoria ligada ao controlo poderá tornar a sua casa mais moderna e
prática de controlar. Terá a possibilidade de orientar as suas persianas e cortinas(lighting
& shades),criando o ambiente que deseja,regular o aquecimento e ar
condicionado,em suma,de controlar por completo o seu lar,novamente apenas com
um banal toque numa interface! Com isto tudo, podemos realmente asseverar que
cada cliente desta firma,após desfrutar destas 4 áreas, terá a legitimidade de
se afirmar dono e senhor da sua própria casa!
Em conversa com Joel Reis que, para além de
CEO é ainda fundador e diretor geral da empresa, retirei vários ensinamentos e
informações que julgo que serão
absolutamente imprescindíveis tanto a mim como aos leitores! Joel começou por
referir a importância de se manter ávido de querer evoluir cada vez mais porque,
mesmo ocupando um cargo de elevadíssima posição, na sua opinião,deve-se sempre
reservar algum tempo para se continuar a investir na formação escolar(algo que
o próprio deseja fazer no futuro).Em relação a aspetos respeitantes ao futuro
do negócio, ficou patente que há capacidade de crescimento e de desenvolvimento
a nível internacional e,visto que o fosso entre as pessoas ricas e as pessoas
mais pobres tende a tornar-se cada vez maior, o mercado continuará certamente a
existir e tenderá a aumentar. Sendo que o core business da Life Emotions
prende-se com um nicho de mercado de luxo, seria de esperar que o negócio desta
empresa não pudesse ser alvo de massificação.No entanto, existe um departamento
de investigação interno no qual são desenvolvidas oportunidades neste sentido,
visando obter o melhor dos dois mundos num curto espaço de tempo!
A empresa que Joel dirige encontra-se repleta
de pessoas jovens, o que demonstra bem um dos aspetos que mais me impressionou
nesta excelente organização: a atenção e valorização da população juvenil!
Nas palavras do fundador, “Investimos muito
dinheiro em café”,ou seja, todos os meses, dois a três jovens visitam a Life
Emotions com o propósito de conversar e aprender com o CEO e ainda de
conhecerem melhor a instituição que o mesmo dirige. Para além disso, J.Reis
exerce mentorado sobre alguns jovens,sendo por demais evidente que procura sem
dúvida nenhuma exercer impacto nestas faixas etárias,uma iniciativa deveras louvável!
No seguimento desta incrível troca de
impressões, e aquando de o ter inquirido acerca do que procurava nas pessoas, Joel
proferiu uma frase que merece toda a nossa reflexão“Consigo fazer um bom
profissional,mas não consigo fazer uma boa pessoa”. Impressionante como em
meros 12 vocábulos sintetizou todas as qualidades que procurava para a sua
empresa, qualidades essas que iria referir posteriormente: seriedade,honestidade,energia
e intrepidez!
Para finalizar, gostaria apenas de deixar um
pequeno pensamento : se todos os futuros diálogos com profissionais das mais
diversas áreas forem similares ao que logrei ter na Life Emotions, claramente
este blog foi uma aposta excelsa!
Referir ainda que, caso queiram saber mais
sobre a Life Emotions, deixo-vos aqui o link do seu site: http://www.life-emotions.pt/
Fazendo agora alusão ao conteúdo do blog,
queria dizer-vos que nos últimos dias participei num evento que despoletará
muitas redações! Posteriormente surgirão muitas novidades,fiquem atentos!
A todos os leitores,
Espero que,juntos nesta odisseia empresarial,
possamos mudar o estigma que os jovens têm relativamente ao mercado de trabalho
e que contribua para que todos vocês sejam bem sucedidos nas vossas carreiras! Por
fim,sinto-me na obrigação de vos deixar aqui um enormíssimo obrigado por todos
os comentários de encorajamento de que fui alvo! Muito muito obrigado!
Sem comentários:
Enviar um comentário