terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Affinity - Growing Together

No preciso momento em que entrei na Affinity,soube logo que aquela visita seria única! O ambiente era soberbo: música a tocar num rádio, mesas pequenas de matraquilhos e de ténis de mesa e uma televisão onde se vislumbravam diversas fotos que faziam alusão a um evento da empresa(mais tarde, vim a saber tratar-se de uma prática comum na firma,haver eventos de 2 em 2 meses, que promovem o espírito de equipa e o companheirismo).Para além disso,fui saudado por toda a gente de forma extremamente calorosa, como se de um trabalhador da casa me tratasse. Um obrigado a todos pela vossa simpatia!

Fui recebido pela Ana Villar Rosado, Talent Manager na Affinity Portugal, uma profissional absolutamente incrível e uma pessoa super simpática e acessível! A Ana começou por me fazer um breve preâmbulo sobre a história da empresa. A Affinity surgiu em 2012 enquanto Startup fundada por 2 pessoas e é uma das instituições com maior crescimento na área de IT em pouco tempo. A sua missão prende-se em prestar um serviço eficaz e com qualidade aos clientes, assente numa relação Win-Win-Win entre os diversos intervenientes(Cliente,Consultor/Técnico,Management).

De seguida, falámos sobre a área de atuação desta companhia.Podemos dizer que o negócio se divide em três grandes domínios: Outsorcing, Nearshore e Mobile. Na área de Outsorcing os consultores/técnicos,apesar de estarem nos quadros da Affinity,pertencem a outras empresas , que haviam requerido previamente à Affinity profissionais com elevada competência técnica no setor das Tecnologias de Informação.Em termos de Nearshore(um conceito cada vez mais em voga em Portugal, uma vez que a nossa nação tem 66% menos custos de trabalho do que os países desenvolvidos da Europa), esta firma conta com uma estrutura sólida que permite o desenvolvimento de projetos em empresas com sede noutros países, sendo que a parte tecnológica se situa em Lisboa.Na área Mobile, esta entidade desenvolve todo o tipo de aplicações utilizando técnicas deveras recentes e tirando partido das vantagens da mobilidade através dos dispositivos móveis do mercado.

Até à data a Affinity conta com 80 clientes e 160 colaboradores e tem a meta ambiciosa(porém,plenamente atingível pelo que foi alcançado desde a sua criação) de contabilizar,até final de 2016, 120 clientes e 200 colaboradores. Esta firma conta com projectos em mais de dez países e trabalha com clientes de renome. Nomeando alguns,refiro a Sapo,a NOS, a PT e o BNP Paribas( um gigante no mercado em que está inserido,sendo um dos maiores bancos a nível mundial). Aliás e, usando o exemplo do BNP Paribas, podemos claramente ver o potencial absolutamente soberbo da Affinity: há dois anos começaram a trabalhar com o banco gaulês e neste momento já são o seu terceiro maior fornecedor de consultores(29 neste momento), ultrapassando outros fornecedores com mais de 10 anos de ligação à entidade bancária francesa.

O crescimento exponencial desta organização assenta em quatro aspetos preponderantes: serem uma corporação direcionada para objetivos; serem muito ambiciosos(no sentido salutar do termo); demonstrarem-se muito exigentes consigo próprios, sendo que simultaneamente o ambiente que se vive na empresa é muito saudável e convidativo(como,aliás,eu tive a oportunidade de presenciar); e,por último,destacam-se pelo contínuo acompanhamento aos consultores.

Desenvolvendo com maior ênfase o último ponto supracitado, nesta instituição existe uma relação bastante próxima entre os managers e os clientes,tanto ao nível da vertente pessoal como da vertente profissional. A grande aposta da Affinity é na consultoria e realmente a opinião dos consultores é prezada, pois estes têm hipótese de opinar sobre a empresa: os consultores não são só avaliados,como também avaliam a companhia.

Um aspeto que não poderia de deixar de destacar nesta entidade é o quanto se valoriza e fomenta a formação dos trabalhadores: existem workshops(na área tecnológica,por exemplo),metodologias,oportunidade de se aprender diversas línguas(tudo atividades que no exterior acarretariam elevados custos monetários,para as pessoas que laboram na Affinity,para além de serem gratuitas, acontecem com uma naturalidade incrível)! Sem dúvida que é magnífico como qualquer trabalhador desta organização tem oportunidades para crescer a todos os níveis! Absolutamente impressionante a aposta que é feita para que,dia após dia,cada pessoa se torne mais completa!

Na atualidade, esta instituição tem em prática uma academia de scouting,que funciona muito à base de referências.Se um consultor,por exemplo,referenciar determinada pessoa para a empresa e a mesma for contratada,passados 3 meses esse consultor recebe um prémio monetário.

Uma firma na qual predomina a confiança e transparência,não só nos negócios com outras empresas mas também internamente: quando é feita uma proposta a uma pessoa para integrar os quadros da entidade,o salário,os prémios e toda a restante informação relevante são revelados de forma bastante clara.

Voltando à anfitriã Ana Rosado e,aquando a ter inquirido acerca do seu percurso, esta contou-me a sua história, curta mas já muito preenchida: após defender a tese de mestrado e de entrar na Kelly Services (empresa líder em Gestão de Recursos Humanos), foi contactada pela Affinity. A “surpresa” acabou por revelar-se uma oportunidade sensacional para a Ana! Esta confessou-me ter ficado absolutamente rendida e assim tornou-se membro integrante desta organização fantástica. Foi realmente um prazer ter estado à conversa com uma pessoa tão interessante como a Ana! Um obrigado enorme não chega para lhe agradecer por tudo!

Finalizando, gostaria de ressalvar o quão bem este nome assenta a esta organização: realmente gera-se uma grande affinidade, não só entre profissionais da empresa e clientes mas também entre os seus profissionais e meros jovens(como eu)!

Para quem quiser saber mais informações sobre a Affinity, fica aqui o link do site da empresa : http://affinity.pt/

A todos os leitores,

Espero que,com o avançar do tempo, possamos crescer cada vez mais e consigamos desmistificar muitas mentiras que por aí se ouvem acerca do mundo dos negócios!

Até uma próxima leitura meus caros!

Sem comentários:

Enviar um comentário