segunda-feira, 27 de junho de 2016

Jerónimo Martins - Compromisso com o Crescimento

Olá Caros Leitores!

Após um interregno motivado pela época de exames, volta agora um texto acerca do mundo empresarial! Hoje trago-vos um artigo acerca de uma empresa que será certamente mais do que conhecida por todos vós: a Jerónimo Martins.

Esta redação será um pouco diferente do que vos tenho habituado e será mais concentrada numa conversa que tive com o Tiago Sampaio, que labora na Jerónimo Martins, conversa essa em que abordamos diversos assuntos relacionados com a empresa e com os jovens nomeadamente as oportunidades que esta gigante do retalho proporciona à população juvenil.

A troca de impressões com o Tiago Sampaio deixou-me sem qualquer dúvida com a certeza de que se trata de um profissional de qualidade inequívoca e de uma pessoa fantástica! Deixo desde já aqui o meu forte agradecimento ao Tiago! Muito muito obrigado! É realmente uma pessoa inspiradora e sem dúvida que almeja (e tem conseguido) deixar a sua marca nos jovens que partilham a minha faixa etária, algo que é de realçar!

Contextualizando, a Jerónimo Martins é, como a maioria saberá, o maior Grupo de Distribuição Alimentar em Portugal e na Polónia, recebendo diariamente milhões de clientes nos supermercados e hipermercados Pingo Doce, bem como nos Cash & Carries Recheio (ambos em Portugal), nas lojas Biedronka e Hebe (Polónia) e nas lojas Ara (Colômbia). Com mais de dois séculos de história, é uma empresa cotada em bolsa e reportou no final de 2015 quase 14MM de euros em vendas, contando com mais de 3500 lojas.

Passando agora ao que foi discutido com o Tiago, este começou por me explicar que é, atualmente, o responsável pela área de Employer Branding do Grupo Jerónimo Martins (JM) em Portugal. Esta área tem como responsabilidade comunicar e implementar a proposta de valor da organização na sua dimensão de “empregador”. Na prática, significa que o Tiago procura atrair e reter os talentos de topo, nomeadamente os recém graduados, através dos diversos programas que a Jerónimo Martins tem para a população juvenil, o Management Trainee Programme e o Summer Internship Programme.

O percurso do Tiago será, na minha opinião, deveras motivador para todos os leitores, uma vez que irão aperceber-se da relação que existe em ser trainee da JM e, mais tarde, vir a trabalhar nesta grande firma. A verdade é que o Tiago entrou precisamente através do 1º programa supracitado, o Management Trainee Programme, há precisamente dois anos atrás. Sempre teve uma paixão e um gosto singular pela área da distribuição alimentar e considerava e continua a considerar o Management Trainee Programme o melhor programa, de longe, para recém graduados portugueses. Segundo o próprio, este programa oferece uma perspectiva de progressão de carreira acelerada e com muitos desafios ao nível da gestão, nas mais variadas áreas funcionais. Hoje, confessa-se naturalmente realizado por poder promover este “produto” por duas razões que passo a enunciar: o facto de acreditar verdadeiramente que a sua história se poderá repetir com outros jovens e por poder aplicar os conhecimentos-base de Marketing que tinha adquirido em diversificadas experiências anteriores num contexto de Recursos Humanos, uma área que respeita e com a qual se identifica profundamente.

Talvez a parte fulcral para a maioria dos meus leitores reside na seguinte questão que efetuei: mas afinal, o que procura o responsável pelo Employer Branding desta magnífica empresa nos jovens? Citando o próprio “Uma combinação de resiliência, determinação, humildade, potencial de liderança entre outras competências que são chave, não só para se trabalhar numa empresa como a nossa mas para o mercado em geral”. Segundo o Tiago, o segredo não passa por alegar ter estas competências ou descrever-se como sendo, por exemplo, uma pessoa determinada e focada. É preciso existirem experiências que acompanhem e que sejam demonstrativas de cada uma das qualidades supracitadas. Tiago Sampaio referiu que encontrar pessoas qualificadas em Portugal é relativamente fácil, o que é perfeitamente corroborado pelo cada vez maior número de alunos licenciados. Mas, acima de tudo, o que é valorizado é os bons ensinamentos que possam ter sido aprendidos através de experiências enriquecedoras tais como Erasmus, estágios, voluntariados, prática regular de um desporto e, especialmente, as chamadas hardships of life. Afinal e, quando nos referimos a indivíduos com talento invulgar, com capacidades singulares e que reúnam todo o conjunto de competências que o Tiago referiu, a tarefa em captar e desenvolver este talento acaba por ser tornar bem mais complicada para os profissionais da área.

A missão da Jerónimo Martins, relativamente às oportunidades para a população juvenil, é muito concreta e muito específica: têm a ambição de oferecer os melhores programas de talento jovem nos mercados em que operam. Segundo o próprio, em Portugal, se a missão não foi atingida, estará muito perto disso, afirmação que é apoiada pelos dois programas anteriormente referidos. A receita para o sucesso destas duas iniciativas da JM reside no genuíno e verdadeiro interesse e mobilização da empresa para proporcionar grandes experiências de aprendizagem e de crescimento aos jovens que integram o Grupo. O facto de terem diversos CEOs e variados indivíduos nas comissões executivas do Grupo que foram, numa fase inicial da sua carreira, trainees e estagiários dá realmente uma dose de motivação extra a todos os jovens que procuram a sua oportunidade nesta bela empresa. Acaba por se viver um bocadinho a cultura do “Trainee once, Trainee for life”. Para além disso, ajuda a desmistificar aquele mito que existe no mercado de que os programas de trainees e especialmente de estagiários não passam de uma tentativa por parte da empresa de ter pessoas minimamente habilitadas a cumprir uma função durante determinado intervalo de tempo e, após esse período terminar, volta-se a aceitar outro jovem para esse lugar e por aí adiante, numa forma de evitar eventuais gastos. Não é esse claramente o objetivo da Jerónimo Martins com este tipo de programas.

O Tiago referiu ainda, nesta parte do diálogo, o já conhecido “conto” no qual o CFO (Chief Financial Officer) se dirige ao CEO (Chief Executive Officer) dizendo “o que acontece se investirmos nas pessoas e elas nos deixam?” e no qual o segundo responde ”o que acontece se não investirmos e elas ficarem?”. Segundo o jovem talento da JM, na empresa não podiam estar mais de acordo com o CEO deste “conto”.

No site da Jerónimo Martins é referido que, para a empresa portuguesa, os seus ativos mais valiosos são as pessoas, daí investirem na sua valorização e crescimento. O Tiago esclareceu-me que a formação é, de facto, fundamental para a sustentabilidade do negócio. Em 2015 os 89 000 colaboradores da organização receberam mais de 2,6 milhões de horas de formação. A JM possui áreas corporativas especializadas na antecipação das necessidades de formação e de desenvolvimento de competências a todos os níveis para o futuro, o que demonstra, indubitavelmente, que a empresa tem uma visão a nível estratégico que só se cumpre formando as suas pessoas. Afinal e, parafraseando o Tiago, “colaboradores motivados e competentes têm todas as oportunidades de valorização e crescimento nesta empresa”.

Por último, gostaria de terminar realçando a humildade do Tiago. Quando o inquiri acerca da grande dificuldade das organizações como a JM residir em chegar ao topo ou posteriormente, permanecer lá, o Tiago remeteu essa questão para quem gere de facto a empresa. No entanto, considera que se vive uma cultura única, sem igual, de forte determinação em serem os melhores naquilo que fazem, ao mesmo tempo que procuram permanecer humildes e não tomar nada como garantido. Uma lição para todos nós: apesar do estatuto inquestionável da Jerónimo Martins, os seus colaboradores continuam todos os dias a operar de forma incrivelmente dedicada e determinada com vista à melhoria contínua. Atingir o topo não é sinal de descanso, muito pelo contrário: ser a melhor empresa em determinada área só traz uma responsabilidade acrescida de continuar a manter-se atualizada, muito forte e sempre um passo à frente da concorrência.

Mais uma vez, o meu sincero obrigado ao Tiago Sampaio por ter dispensado parte do seu tempo para o crescimento do meu blog e, simultaneamente, para a evolução dos meus leitores!

Caso queiram saber mais algum pormenor acerca destes programas ou sobre a Jerónimo Martins, aqui fica o link do seu site: http://www.jeronimomartins.pt/

Até uma próxima leitura meus caros!

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